O distrito de Castelo Branco é um dos distritos dieciocho que compõem Portugal.
A capital fica na cidade com o mesmo nome, fazendo fronteira com a Guarda a norte, Espanha a leste, Portalegre e Santarém a sul e Leiria e Coimbra a oeste.
Pertence à tradicional província de La Beira (mitad sur de la Beira Interior).
Área: 6615,7 quilómetros quadrados (o quarto maior distrito de Portugal).
População residente (2019): 196.989 residentes.
Densidade populacional: 29,67 pessoas / km2. 1
A zona de Castelo Branco é dominada por três estruturas básicas: a zona do Vale do Tejo, al sur, e uma zona de altura média (200 a 400 m) e poucos acidentes de terreno. A Norte, uma segunda área estende-se de Nordeste a Sudoeste.
O mais surpreendente é que inclui Alvelos, Serra de Muradal, Serra da Gardunha (1227 m) e Serra de Malcata, sendo a sua maior extensão no distrito de Guarda. Aqui está a Reserva Natural da Montanha Makata, uma das áreas protegidas do lince ibérico.
No noroeste da região, a Cova da Beira corresponde ao vale do Zêzere e alguns dos seus afluentes. A parte ocidental da área é acompanhada pelo vale do Zêzere, descendo até ao alto de Alvelos. Também pertence à maior parte da encosta sudeste da Serra da Estrela.
Estando a área totalmente integrada na bacia do rio Tejo, para além do próprio rio Tejo, os principais rios também têm afluentes ou afluentes a leste. O destaque fica por conta do rio Zézere e seus afluentes, com destaque para os rios Paul, Meimoa e Sertã. Outros rios relevantes são o Okresa, Punta Sur e Ejas, que fazem fronteira com a Espanha por mais de 40 quilômetros. Todos esses rios correm na mesma direção, de nordeste para sudoeste, exceto Erges, que flui principalmente de norte para sul.
Em termos de topografia, o ponto mais alto situa-se na Serra da Estrella, sendo a parte frontal da área muito próxima do ponto mais alto de Portugal Continental (1993 metros).